Ensino - EAD  Perfil Acadêmico    Grupo de Pesquisa   Biblioteca eletrônica   Linguagem  Cognição humana &  Processos Educacionais Grupo de Pesquisa Descrição geral do grupo Main description Equipe atual - Current members Projetos formadores - Leading projects Projetos em formação - Scholar projects

São chamados formadores os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores graduados do grupo, a partir dos quais se produzem os argumentos que determinam o desenvolvimento dos conceitos centrais em cada ciclo de estudos.

A história do grupo de pesquisa é marcada pela sucessão de projetos formadores, que têm concorrido para a caracterização do conceito de letramento, do sujeito cognoscente objeto do letramento no contexto escolar brasileiro (alunos e professores) e dos fatores orbitais diretamente relacionados às práticas de letramento no ensino fundamental, médio e superior.

Os projetos formadores recebem esta designação por se tratarem dos marcos com base nos quais os pesquisadores do grupo se articulam às atividades de estudos e de investigação, ou integram seus programas de formação pós-graduada. No entanto, ressalve-se, somente os membros oriundos de cursos de graduação desenvolvem atividades no âmbito dos projetos de seus respectivos orientadores, pois os pesquisadores em formação pós-graduada desenvolvem seus próprios projetos sob orientação acadêmica de um pesquisador graduado.

Os projetos coordenados pelo líder do grupo definem o perfil conceitual de cada ciclo de pesquisas, assegurando, deste modo, articulação e coerência entre os demais trabalhos em desenvolvimento.

Leading projects are developed by graduate researchers collegiate and derive the arguments which fundament central concepts of each research cycle.

Group’s history comes through the series of scholar projects, concurring to the definition of basic concept of literacy as a complex process, of the cognitive subject of literacy in Brazilian schools contexts (teachers and students) and of those orbital features straight related to the practices of literacy in basic school, high-school and superior.

Leading groups receive such denomination because are leading references for another researchers and trainnes (U-Grad and Graduate students). Remarking, although, just u-grad students develop researches as a part of their tutors projects, once each graduate student develop his own project under tuition of a graduate researcher.

Projects developed by group’s leader define the whole conceptual profile of each research cycle, assuring, this way, articulation and coherence among the other works under development.

Luiz Antonio Gomes Senna

Culturas em contato no processo de letramento: custos de apropriação do sistema da língua escrita a partir de interferências e imposições do processo de gramatização sobre a identidade morfossintática do português moderno

Cultures in contact in literacy process: costs on the usage ofwriten language system associated to interferences and impositions of grammatization process over morphossintactic identity of modern Portguese

Auxílios / Grants: UERJ/PROCIENCIA; FAPERJ/CNE; CECIERJ/CEDERJ

Projetos formadores
Leading projects

Maria Leticia Cautela de Almeida Machado

Processos de alfabetização, letramento e formação de leitores e escritores - entre a formação de agentes de letramento e o ideário de educação para a diversidade

Practices of literacy, reading and readers / writters formation: between literacy agents formation and the ideas of education for diversity

Auxílios / Grants: UERJ/SR-1; UAB/CEDERJ

Paula Cid Lopes

Ferramentas digitais para a formação de professores

Digital tools for teachers formation


Paula Almeida de Castro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Educação
Rua São Francisco Xavier, 524 Sala 12037-F - 20550-900 Rio de Janeiro RJ, Brasil

© Luiz A. G. Senna,2019  Versão 7.1 -  Hybrid
Eds: 1998, 2000, 2002, 2010, 2011, 2015, 2016

Janaina Moreira Pacheco de Souza

Culturas em contato no processo de letramento: processos de desenvolvimento da leitura e produção escrita em contextos de diversidade escolar

Cultures in contact in literacy process: processes of reading and writing in contexts diversity in schools