Universidade do Estado do Rio de Janeiro

L. A. G. Senna (Rio de Janeiro: 1960)

é professor associado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e professor titular de língua portuguesa e literatura brasileira do Colégio Federal Brigadeiro Newton Braga. Além de coordenador da área de linguagem do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, desenvolve pesquisas e orienta pesquisadores em nível de mestrado e doutorado, nas áreas de formação de professores e de linguística teórica e aplicada ao letramento e à alfabetização. Pesquisador laureado Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), é Doutor em linguística aplicada (1994) e mestre em língua portuguesa (1984) pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), além de licenciado em Letras (1981) pela UERJ e no magistério dos anos iniciais pelo Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1975), hoje ISERJ.

Ao longo de uma carreira ímpar, no magistério da educação básica, na educação superior e na pesquisa de alto nível, Senna sempre desafiou o mito de que o professor, a escola e a pesquisa não possam coexistir. Durante trinta anos consecutivos, lecionou na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Colégio Federal Brigadeiro Newton Braga, a maioria dos quais no ensino noturno, em classes de jovens e adultos. Também na UERJ, lecionou no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP-UERJ) até transferir-se para o Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação, onde ainda leciona nas disciplinas da área de linguagem do curso de Educação e das Licenciaturas.

Apesar de reunir cerca de duzentos trabalhos publicados, na forma de livros, artigos e trabalhos em congressos, além de uma centena de orientações concluídas, entre doutores, mestres, graduandos e bolsistas de graduação, Senna mantém uma rotina de investigação intensa e constantemente renovada em ciclos de pesquisa, que podem ser apreciados no site do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais. Avesso ao casuísmo, seus ciclos de pesquisa refletem diferentes pontos de vista de um mesmo objeto de interesse: as bases teóricas do professor agente de letramento da escola pública brasileira. Ora mais centrado em aspectos linguísticos, ora em questões de representação do conhecimento e descrição de sistemas complexos, sua contribuição ao campo do letramento tem sempre por objetos primários o sujeito real da sociedade brasileira e as circunstâncias que, não raramente, lhe impõem o fracasso e a exclusão escolar.

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L.A.G.Senna

Linguística Teórica e Aplicada

Luiz Antonio Gomes Senna