L. A. G. Senna · Biblioteca Eletrônica
Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição
Humana e Processos Educacionais.
Resultado de busca: DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
(Fonte: Programa de Pós-Graduação em Educação / UERJ)
Search result: MASTER
THESIS (Source: Graduate Program of Education
/ UERJ)
Vera Lucia Costa
A CONSTRUÇÃO DO ALUNO-LEITOR DO
PENSAMENTO CIENTÍFICO. A QUEM COMPETE TAL DESAFIO?
Construir o cidadão-leitor do mundo científico
pressupõe torná-lo capaz de compreender e interagir com o meio em que vive. O
processo de “alfabetização científica” objetiva, através da investigação dos
modos de pensamento, o desenvolvimento das habilidades necessárias à leitura
dos textos técnico-científicos, de forma que cada aluno faça, sem traumas, a
passagem do pensamento narrativo para o científico, mediada pelo professor.
Esta dissertação aborda a questão da importância de se conhecer a existência
desses dois modos de pensamento, enfatizando a necessidade da construção do
aluno-leitor no mundo teórico-abstrato do pensamento científico, no Ensino
Médio, através de um trabalho interdisciplinar de “leitura”, ressignificando,
portanto, este conceito e apontando para um novo paradigma educacional onde
todos os professores se percebam como “agentes de letramento”.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
31 de março de 2003
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MARCELINO HORACIO VELASCO
Esta pesquisa tem como objetivo abordar as
políticas públicas sobre os fatores de ordem linguística, social e cultural que
podem influenciar na difícil transição dos alunos das línguas Bantu para a língua Portuguesa. Apesar do esforço do
governo a começar pelo aumento da rede escolar e das campanhas de
alfabetização, este objetivo mostra-se de difícil alcance, porque se
desconhecem as razões que levam que um número considerável de alunos conclua o
nível fundamental sem ter desenvolvido as necessárias competências no
letramento, sobretudo nas zonas suburbanas e rurais. Olhando para este fato,
pode-se pensar que a dificuldade está nos alunos ou na escola, mas na realidade
não é. A imperfeição ancora-se na política de integração nacional, portanto em
um fato meramente político, uma politica
que possibilitaria os alunos a fazerem transição de uma língua autóctone para a
língua portuguesa. Foi a partir desta inquietação que tracei como objetivo
abordar, discutir, esta disfunção com a finalidade de analisar algumas soluções
para minimizar as dificuldades de aprendizagem na língua de ensino. A partir
desta inquietação formulei a seguinte pergunta: de que modo o programa de
ensino da língua Portuguesa se traduz nas práticas pedagógicas para a formação
de leitores e produção de textos nas escolas públicas onde a maioria dos alunos
têm as línguas bantu como línguas maternas? No que se
refere à abordagem metodológica do trabalho será de natureza qualitativa,
teórico-conceitual, o que se justifica pela natureza do problema da pesquisa.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
18 de dezembro de 2017
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Esequiel Rodrigues Oliveira
A LINGUAGEM E A LEITURA DA IMAGEM NO
COTIDIANO ESCOLAR
A busca de alternativas nas práticas pedagógicas
para minimizar o fracasso escolar e a exclusão social foi o motivo principal
desta pesquisa. Dentre os diversos fatores que, no cotidiano escolar, concorrem
para a comunicação e a contrução do conhecimento, a
linguagem merece destaque. Considerando a linguagem como um código interativo
entre sujeitos, este trabalho se propõe a conceituar a imagem como linguagem,
investigando sua estrutura e identificando propriedades que lhe assegurem
comunicabilidade e potencial para transmissão de saberes e para a produção de
novos conhecimentos.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
01 de março de 2001
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TATIANA BEZERRA FAGUNDES
Esta dissertação é um estudo de natureza
teórico-conceitual que se debruça sobre a construção do conceito de professor
pesquisador. Seu objetivo é definir a pesquisa na prática docente nas séries
iniciais do ensino fundamental e caracterizar essa pesquisa como processo de
busca do sujeito real. Por sujeito real, nesse estudo, entende-se um sujeito
que possui modos de ser, pensar e agir fora dos parâmetros hegemônicos impostos
pela cultura científica moderna. Estes parâmetros delinearam um tipo ideal de
sujeito de conhecimento caracterizado como a-histórico e atemporal que se impõe
nas práticas escolares resultando no fracasso escolar relacionado, sobretudo,
ao custo de alfabetização que os sujeitos reais apresentam. Com este trabalho
busca-se definir a pesquisa docente e contribuir para a elaboração de um
conceito que leve em conta os sujeitos reais para os quais são aplicados os
processos de ensino-aprendizagem. Este conceito visa a informar às práticas de
formação de professores sobre a necessidade de formar um professor pesquisador.
Este professor, precisa ser aquele que procura enxergar seu aluno e, então,
elabora formas de atuações para ele. Para o cumprimento do objetivo acima
expresso, problematiza-se a relação entre a produção científica do conhecimento
e a pesquisa; define-se o sujeito real em oposição ao sujeito ideal; analisa-se
o tipo de conhecimento que se produz na formação do professor para a sala de
aula dos anos iniciais do ensino fundamental; discute-se o que se entende por
'pesquisa docente' nas áreas acadêmicas e do conhecimento científico;
confronta-se o conhecimento que se produz na formação do professor à noção de
aluno e as demandas do ensino público. Esta dissertação foi desenvolvida
considerando a urgência de se pensar a formação e a atuação do professor em
contextos de educação inclusiva. Com os resultados desse trabalho, espera-se
contribuir, também, para tornar mais frágeis os processos de exclusão e
banimento social na busca por garantir o direito à educação, que é um direito
que muitos ainda não têm.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
19 de agosto de 2011
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DINA MARIA VIEIRA PINHO
AFETIVIDADE E ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Este estudo de base teórico-conceitual tem por
objetivo defender o vinculamento entre afetividade e
as práticas alfabetizadoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental para que
através deste enodoamentos o sujeito escolar desta
fase de escolarização construa sentimento de pertencimento às práticas de
cultura letradas e, assim permita-se apropriar-se da escrita e usá-la como
ferramenta de integração a si e ao mundo. Esta defesa é realizada a partir do
desvelamento da afetividade como dimensão presente e necessária ao
desenvolvimento cognitivo como nos apresentam as teorias psicogenéticas de
Piaget, Wallon e Vygotsky e, os estudos de
aproximação entre a educação e a psicanálise feitos por Cohen e Kupfer. A esses estudos acrescentamos as pesquisas
realizadas por Senna sobre a distinção entre fala e escrita que contribuíram na
compreensão de como a forma de se conceber a escrita nas metodologias de
alfabetização podem ter ocasionado custos neste processo. Santomé
e sua proposta de currículo integrado também se faz presente neste trabalho.
Acreditamos que ao desacreditarmos a dicotomia entre razão e emoção tão
enfatizada na construção de sujeito apresentada pela Modernidade, poderemos
compreender o sujeito em sua completude provisória e juntos ressignificarmos
nossa condição de sujeitos constituídos coletiva e subjetivamente.
Palavras-chave: Alfabetização. Afetividade. Construção identitária. Sentimento
de Pertencimento.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
20 de agosto de 2014
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Andréa de Farias Castro
ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: UMA NECESSIDADE SOCIAL
NO CONTEXTO ESCOLAR
Formar um cidadão para a sociedade informática
pressupõe torná-lo capaz de compreender as formas de representação de
informação que circulam pelo meio em que vive. O processo de alfabetização
digital objetiva que, através do desenvolvimento de estratégias de apropriação
da linguagem usada pla coletividade contemporânea,
tanto no contexto escolar, como fora dele, cada usuário de computador aplique
estruturas mentais que habilitam a, efetivamnte,
interagir, com plena autonomia, com os processos sócio-culturais
que o rodeiam. Esta disssertação aborda a questão de
como se deve compreender e aproveitar a experiência informática no âmbito da
formação escolar, enfatizando a análise de aspectos que possam ser empregados
na capacitação de professores, através dos quais se torna possível: (a)
determinar a função do trabalho com computadores na formação social do sujeito;
e (b) caracterizar os recursos de informática como ferramenta que contribui
para o desenvolvimento de um novo paradigma educacional, centrado em
estratégias de globalização do conhecimento.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
01 de novembro de 2001
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Luiza Alves Ferreira Portes
É de extrema urgência uma análise criteriosa das
práticas pedagógicas, especialmente as alfabetizadoras, que têm contribuído
para a exclusão e a marginalização da maioria das crianças brasileiras.
Portanto, buscando contribuir para a superação deste quadro de exclusão, bem
como para o avanço no corpo teórico-conceitual nesta área, este trabalho tem
como objetivo analisar os aspectos teórico-conceituais-metodológicos que vêm se
constituindo como entrave à construção do conhecimento dos sujeitos da
alfabetização na Pós-Modernidade. Para a consecução destes objetivos,
analisamos criticamente a teoria em que se baseia a Psicogênese da Língua
Escrita, ressaltando alguns equívocos apresentados, quando esta se apropria do
conceito de universais lingüísticos, nos termos em
que defendido por Chomsky. Estes são: custo no prazo de aquisição da língua
escrita para os sujeitos oriundos de comunidades marcadas pela oralidade;
reunião de objetos distintos (fala/escrita) em um mesmo universo teórico; e o
sujeito da alfabetização idealizado por Ferreiro, na formulação da psicogênese.
Em síntese, as questões mais relevantes desta investigação corrspondem
a: 1) Quem é o o sujeito da formulação da
psicogênese? 2) A quem se referem os universais lingüísticos?
3) Quem é o sujeito da alfabetização na Pós-Modernidade? 4) Qual é o sentido da
alfabetização hoje?
DATA DA PUBLICAÇÃO:
30 de setembro de 2005
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HELEN VIEIRA DE OLIVEIRA
CONCEPÇÕES DE TEXTO E A CORREÇÃO DE
PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
O objetivo desta dissertação é verificar, de forma
teórico-conceitual, como as escolhas do professor sobre o objeto da produção
textual estão pautadas em documentos oficiais, tendo como base os estudos
linguísticos ou a gramática normativa. Busca-se refletir sobre a abordagem que
atualmente é encontrada no ensino da Língua Portuguesa, uma visão
preponderantemente voltada para a interação discursiva, tendo como objetivo o
estudo da textualidade e dos diferentes gêneros textuais. Como tal abordagem
trabalha com o texto de forma reduzida, pois não considera o que é dito, mas
atribui maior importância a estrutura do texto, o ensino acaba por não
considerar o sujeito do discurso. Para entender a linha teórica escolhida pelos
documentos oficiais e que acabam por refletir na prática do professor,
realiza-se uma análise dos principais documentos oficiais que servem como base
ao processo de ensino-aprendizagem (Parâmetros Curriculares Nacionais,
Diretrizes Curriculares e Matrizes de Referência do Sistema de Avaliação da
Educação Básica) e uma comparação com dados da histórica do ensino de Língua
Portuguesa e da teoria do currículo, buscando relacionar o paradigma de
educação Moderno e o Pós-moderno com as práticas em sala de aula.
Palavras-chave: Produção textual. Sujeito. Professor. Currículo.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
20 de agosto de 2014
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Viviam Kazue Andó Vianna Secin
Essa pesquisa aproxima as áreas da Educação e
Saúde, com foco especial na área de reabilitação visual Ortóptica,
em um trabalho de cooperação interdisciplinar, na reflexão em torno da
existência de diferentes olhares nos diferentes sujeitos da educação com o
objetivo de construir o Conceito de Intervenção Ortóptica
Social Inclusiva, fazendo do ortoptista um agente
informal da Educação, em favor da construção de sujeitos sociais de natureza
plural, legitimamente capazes de produzir conhecimento, dentro ou fora dos
parâmetros da cultura dominante.
O referencial teórico dessa pesquisa interdisciplinar de base sócio-interacionista teve a contribuição de Vygotsky,
Piaget, Luria, Morin, Ribeiro, Hall, Hubel, Foucault,
Bear e colaboradores, Von Noorden,
Senna, Glat, Goffman, entre outros. O contexto
teórico contemplou aspectos sociais contemporâneos como a pluralidade sócio-antropológica e cognitiva do sujeito brasileiro, o
conceito de letramento como processo de desenvolvimento cognitivo individual e sócio-histórico, as neurociências e a interdisciplinaridade
para melhor compreensão da complexidade humana, em especial para a aproximação
entre os saberes da Ortóptica e da Educação.
Investigou-se o perfil clínico e a existência da prática ortóptica
social inclusiva, em seis diferentes serviços do Estado do Rio de Janeiro. O
estudo revelou aspectos excludentes na prática ortóptica
pelas diferenças significativas nos perfis clínicos associados ao tipo de
serviço (público ou privado) e ao nível sócio-econômico
(maior ou menor), assim como ao tipo de intervenção terapêutica, apontando para
uma prática mais voltada para a dimensão biológica nos serviços públicos, e
dimensão biopsicossocial nos serviços privados de regiões sócio-economicamente
mais privilegiadas. A pesquisa concluiu que se deve lutar pela prática ortóptica social inclusiva para todos os brasileiros, de
modo que o ortoptista atue como um agente informal da
Educação.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
20 de maio de 2005
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Luzia Cristina Nogueira de Araújo
CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE
DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O presente trabalho analisa a problemática da
organização curricular destinada aos cursos de Formação de Professores dos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma perspectiva interdisciplinar,
com vistas à definição de parâmetros para a superação do modelo clássico de
experiência curricular que fragiliza a implementação de práticas escolares
coerentes com o Construtivismo. O estudo apresentado caracteriza o currículo
como objeto que sofre influência de fatores sócio-históricos,
a partir de diferentes modelos de formação adotados no Instituto Superior de
Educação do Rio de Janeiro. A abordagem curricular proposta sustenta-se no
princípio da interdisciplinariedade, tomado como
potencial cognitivo, daí resultando a necessidade de uma redefinição do conceito
de competências mentais. Conclui pela definição de um modelo curricular
centrado no desenvolvimento de competências de letramento, a serem
desenvolvidas interdisciplinarmente ao longo da formação docente.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
01 de outubro de 2002
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TÂNIA MASELLI SALDANHA LEITE
Este trabalho aborda algumas questões relacionadas
ao fracasso escolar no universo das escolas de ensino público municipal, em
especial da cidade do Rio de Janeiro, partindo do pressuposto de que as
dificuldades que os professores vêm encontrando atualmente em exercer suas
funções interferem no desempenho acadêmico dos alunos. Estarão presentes os
seguintes questionamentos: no que consiste ser aluno no Ensino Fundamental?; em
que consiste ser professor no Ensino Fundamental?; como se explica a escola na
pós-modernidade?; como explicar o sujeito contemporâneo?; como acontece a
construção do conhecimento diante desses fatos?Para
fundamentar teoricamente os temas da investigação, esta pesquisa se articula
entre Piaget ao definir o sujeito cognoscente do processo ensino-aprendizagem,
Vygotsky ao explicar o sujeito contemporâneo, Stuart Hall ao interpretar a
identidade cultural na contemporaneidade e Luiz Antonio Gomes Senna em seus
estudos e teorias sobre a escola pública contemporânea, os sujeitos que a
habitam e de como ocorre a construção do conhecimento.A
pesquisa envolveu levantamento de dados bibliográficos sobre os temas
contemporaneidade, identidade, escola, sujeito contemporâneo, sujeito
cognoscente, as relações professor/ aluno/ aprendizagem e a construção de
conhecimentos.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
25 de agosto de 2010
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Alexandre Charpinel Gama
Pereira
ENTRE BRASIS E BRASILEIROS: VOZES DISSONANTES
NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Este estudo discorre fundamentalmente sobre a
percepção de uma contumaz falta de diálogo entre o povo brasileiro, em sua
realidade criada e recriada através de suas próprias interações, e a prescrição,
por parte de uma minoria de homens de pensamento, de uma ordem social estranha
que o pretende subjugar.
Perpetuando-se como um teimoso hiato que atravessa diversos períodos da
história brasileira, este antagonismo tenciona legitimar a oposição entre modelos
idealizados de instituições sociais, dentre as quais pode ser destacada a
escola, e uma população cujas formas de representação de mundo são sumariamente
desacreditadas e rechaçadas. Sua ação ao longo dos séculos represou de maneira
decisiva a possibilidade de uma organização social em bases próprias,
produzindo também uma vacilante noção de brasilidade, cujos efeitos ainda se
fazem sentir nos atuais tempos de crise da modernidade.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
29 de setembro de 2008
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Selma Cotta Chauvet
Coelho
INTERAÇÕES SUBJETIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR
UMA PRÁTICA POSSÍVEL?
O objetivo desta dissertação consiste em estudar a
interação subjetiva nas práticas de ensino-aprendizagem, verificando os
impactos deste movimento de interlocução no cotidiano da escola. Trata-se de
discutir um outro modelo de aprender/ensinar, pela via da interlocução com os
outros sujeitos, no qual se compartilham modos de aprender. Trata-se de uma
pesquisa teórica que tem como motivação as práticas de formação escolar
desenvolvidas em Colégios de Aplicação da rede Federal do Rio de Janeiro, em especial , no CAp-UFRJ, nos quais
mudanças no perfil de aluno levaram à adoção de um contexto pedagógico de
Educação Inclusiva não reconhecido na cultura escolar do colégio. Realiza-se um
estudo teórico sobre a Cultura da Escola Nova, que surgiu como resposta
inovadora ao modelo tradicional de educação (na qual os Colégios de Aplicação,
na sua constituição, se basearam), relacionando-o às novas estruturas da
sociedade e às modificações ocorridas no corpo discente. Os conceitos derivados
destas relações serviram de orientação no estudo crítico das concepções de
aprendizagem em Piaget e Vygotsky. Com isto, confrontam-se os estudos relativos
à interação subjetiva à orientação e ao planejamento das práticas docentes
próprias ao modelo de aprendizagem do CAp-UFRJ,
buscando determinar os aspectos que devem ser considerados pelos professores na
orientação de sua prática docente.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
06 de julho de 2007
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Janaina Pereira Ribeiro
LETRAMENTO E EXPERIÊNCIA CURRICULAR
INTERCULTURAL NA CLASSE DE PROGRESSÃO.
Nesta dissertação são analisadas as práticas de
letramento aplicadas nas classes de progressão da Secretaria Municipal de
Educação do Rio de Janeiro, na perspectiva das políticas de inclusão social.
Seus atores e o conceito que delas se tem na cultura escolar, sua relação com a
cultura científica, a Idade Moderna e o processo civilizatório por meio da
escola são particularmente investigados. As concepções de escrita e de
alfabetização subjacentes às práticas escolares, o conceito de letramento
segundo os modos do pensamento e o estudo crítico das bases fundamentais do
Construtivismo são igualmente abordadas. A orientação curricular que dá
sustentação às práticas docentes e o letramento a partir das zonas de
desenvolvimento humano constitui o foco central desta investigação.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
27 de outubro de 2006
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IRINA RIBEIRO QUERETTE
objetivo deste trabalho é discutir as bases de um
currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio, o antigo
curso normal, ainda em vigor no Estado do Rio de Janeiro como uma das
modalidades do Ensino Médio. Para cumprir tal objetivo, foram problematizadas
as questões relativas ao letramento dos alunos desses cursos, abordando
questões advindas da imposição da cultura letrada aos sujeitos que frequentam
as escolas públicas brasileiras, tendo como foco principal a formação de um
professor alfabetizador. Além disso, para que fosse possível construir este
currículo, definiram-se os conceitos de letramento e agente de letramento, a
partir dos modos do pensamento humano (Bruner, 1997;
Senna, 2012). A estrutura curricular escolar foi pensada a partir dos conceitos
que fundamentam o paradigma da pós-modernidade, com base em Doll
Jr. (1997). De posse das considerações apresentadas pela pesquisa, partiu-se
para o estabelecimento da definição de currículo, a partir de Macedo (2012). A
estruturação e organização atuais dos cursos de formação de professores foram o
preâmbulo para que possível a construção de um currículo para esses cursos que
priorizasse a produção de conhecimentos, cujo escopo é o letramento dos alunos
e a formação para o magistério.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
07 de agosto de 2017
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Maria Rita Figueiredo Thompson de Carvalho
O objetivo deste trabalho é verificar como
alterações visuais, no caso, a insuficiência de convergência ocular e a baixa
amplitude fusional, podem interferir no
desenvolvimento da noção de lateralidade, interferindo nos processos
perceptivos visuais e a sua íntima relação com as dificuldades na aprendizagem
formal da leitura e da escrita. A amostra da população consistiu de sessenta e
sete crianças selecionadas, oriundas de escolas particulares, entre 8 e 12 anos
de idade.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
01 de fevereiro de 2002
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Carla Maria Dias Ramos Vidal
Caracterizar os aspectos culturais que determinam a
condição de fracasso escolar considerando o impacto da cultura científica
moderna sobre os parâmetros de avaliação das disciplinas escolares é o objetivo
dessa pesquisa. O que faz com que um aluno seja considerado fracassado? Por que
alunos que não possuem um bom desempenho em disciplinas como Português e
Matemática, mas têm ótimos resultados em Artes e Educação Física são sujeitos
do fracasso escolar? Essas foram algumas das questões que nortearam o trabalho.
Com o propósito de respondê-las e alcançar meu objetivo foi que percorri o
seguinte caminho: no primeiro capítulo analiso a cultura científica moderna a
fim de entender a origem do sujeito cartesiano e suas implicações na concepção
de aluno. No capítulo seguinte apresento a influência do modelo lógico
científico no processo de estruturação curricular escolar. No terceiro e último
capítulo analiso a natureza dos testes de inteligência a fim de caracterizá-los
como ferramentas de seleção/discriminação de sujeitos sociais afeitos à cultura
científica moderna. Nessa trajetória pude perceber que há a prevalência e a
valorização por parte da Escola do modelo lógico-científico de pensamento.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
20 de setembro de 2008
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MAIRA DE OLIVEIRA FREITAS
PERSPECTIVAS DO LETRAMENTO E
ALFABETIZAÇÃO NAS PRÁTICAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
O presente estudo é parte integrante das pesquisas
realizadas no Ciclo de estudos intitulado Representação Gramatical e Sistemas
Metafóricos, realizados pelo Grupo de Pesquisa 'Linguagem, Cognição Humana e
Sistemas Educacionais'. As variáveis que deram origem às minhas inquietações e,
consequentemente, ao meu interesse pela investigação a que me proponho, são
frutos de observações de meus alunos e de minhas próprias práticas como
professora na Educação Infantil. Sendo assim, proponho discutir a seleção de
práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens, que favoreçam o
desenvolvimento integral das crianças, priorizando as discussões sobre como
garantir práticas junto às crianças de quatro a seis anos, que se articulem,
mas não antecipem, os processos de Alfabetização. Desta forma, o objetivo
principal da pesquisa constitui-se em: analisar as condições de introdução de
práticas de Alfabetização na Educação infantil, tendo em vista os objetivos
deste segmento da Educação Básica com relação ao desenvolvimento de crianças em
idade pré-escolar.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Educação Infantil. Práticas
pedagógicas
DATA DA PUBLICAÇÃO:
30 de agosto de 2013
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Fátima Terezinha Spala
POLÍTICAS DE INCLUSÃO E A FORMAÇÃO DOS
PROFESSORES ALFABETIZADORES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
O trabalho em questão apresenta uma síntese do
percurso das ações voltadas para a qualificação e formação do magistério da
Rede Pública de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro. Analisa o modelo atual de
formação de professores da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
para o desenvolvimento de alfabetizadores, trazendo um leque de reflexões
acerca do processo de implementação das estratégias de capacitação dos
professores da SME-Rio, visando à consolidação de uma
política de educação para a inclusão social.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
12 de setembro de 2005
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Domingos Moreira
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE
MASSA NA GUINÉ-BISSAU.
Esta dissertação tem por finalidade documentar e
analisar as políticas públicas de alfabetização de massa na Guiné-Bissau. O
país em estudo é uma ex-colônia portuguesa na África que após a independência
optou pela via autônoma de desenvolvimento, o que caracteriza sua situação
atual de transformação social. Procura-se verificar se o atual sistema de
ensino e os planos oficiais auxiliam a ruptura coma condição anterior de
dependência. O estudo se inicia por um panorama geral da educação na
Guiné-Bissau, considerado a partir da falta de infra-estrutura
deixada pela colônia portuguesa. Em seguida, aborda-se a questão da
alfabetização nas políticas internacionais do desenvolvimento humano,
focalizando a Guiné-Bissau, a alfabetização do seu povo e as perspectivas de
uma política de letramento para a população guineense. Esta análise é feita por
meio da avaliação do trabalho desenvolvido em sucessivos governos que fizeram
parte da história educacional do país no período de 1446 a 2002. A concepção de escrita nas colônias da Guiné-Bissau ainda estão
comprometidas com a cultura colonial, motivo pelo qual a língua portuguesa é prepoderante. A Guiné-Bissau é um país multilíngüe,
em que o português europeu não é prepoderante na
população. Seu estudo aborda este fenômeno e apresenta questões que devem ser
levadas em consideração nas políticas de alfabetização, visando a adequá-las as
expectativas de desenvolvimento da região.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
30 de junho de 2006
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Regina Coeli Nacif da Costa
PRESSUPOSTOS PARA UMA PROPOSTA DE
LETRAMENTO PARA O POVO BRASILEIRO: O PROFESSOR COMO MEDIADOR.
Este trabalho discute a questão da formação de
leitores a partir de dois campos: a História e a Psicologia. Analisa o papel do
professor como mediador do letramento, que propicia ao aluno a orientação no
sentido da busca da construção de sentido, no que se refere à leitura e à
produção de textos. Relatamos uma atividade realizada em um Abrigo, localizado
na zona norte do Rio de Janeiro, que acolhe meninas pertencentes a famílias que
se encontram em situação de risco social. Essa atividade levou-nos a algumas
considerações relevantes, ao tentar enxergar, através daquelas crianças, o
aluno que chega à escola brasileira. O estudo apresenta uma contribuição a
todos os educadores que vêem a leitura como um modo
de relação, de interação, de trabalho produtivo como o texto, propiciando
práticas inclusivas e, em outra instância, a busca de autonomia do
sujeito-leitor.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
28 de março de 2003
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LOIDE LEITE ARAGÃO PINTO
RELAÇÕES ENTRE A PRODUÇÃO DE TEXTO E O
ENSINO DE GRAMÁTICA: UM OLHAR PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA
O objetivo desse trabalho é analisar a proposta
metodológica de ensino de língua portuguesa desenvolvida no Instituto
Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Cabo Frio, projeto de
extensão da universidade que atuou na região de Cabo frio de 2008 a 2016. Deste
modo, procuramos entender como essas estratégias de ensino se organizaram e
seus pressupostos norteadores. Discutimos a questão dos direitos e garantias
educacionais estabelecidos na Constituição brasileira (1988), e demais Leis
(BRASIL, 1996), Diretrizes e parâmetros (BRASIL, 1997,1998) norteadores do
ensino. Dissertamos acerca do que é o ensino de língua portuguesa para a
autonomia cidadã e o papel dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na
orientação e organização do currículo no ensino fundamental e suas metas e
objetivos para o ensino da língua portuguesa. Analisa-se a questão da formação
para a cidadania e os objetivos gerais do ensino de língua portuguesa associado
às ampliadas gerações de direito, cujo emaranhado de leis visa a uma educação
do cidadão que o torne capaz de circular nos diferentes espaços públicos.
Trabalhamos com as contribuições de Vygotsky (1993, 2008, 2010) em torno da
psicologia cultural, da linguagem e da educação. Com Bruner
(1997, 2001), discutimos a relação entre cultura e modos de pensamento
paradigmático e narrativo, ampliando o tema com as contribuições de Senna
(2000, 2003). À luz desses pressupostos, apresentamos a metodologia de ensino
de língua portuguesa aplicada à produção escrita com os alunos da turma de nono
ano do ensino fundamental do ano de 2014. Descrevemos como esse instrumento
metodológico foi tomando forma ao longo dos anos de atuação do projeto e
discutimos de que modo esta proposta de ensino contribuiu para o ensino de
língua portuguesa na dimensão do trabalho com o gênero textual relatório,
pautada na teoria e pressupostos de Vygotsky (1998 2010 2011) de teoria da atividade,
Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e trabalho como princípio educativo. Em
nossa conclusão, observamos que a promoção da aprendizagem da língua
portuguesa, desenvolvida no confronto entre as estratégias de produção de texto
escrito, considerando a lógica narrativa e cartesiana de elaboração da
mensagem, é o grande mote do ensino cooperativo.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
09 de agosto de 2017
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PAULA SANTOS DA SILVA
Este estudo tem como objetivo problematizar a
hipótese de que a condição de pobreza seja causa de patologia cognitiva. Dessa
maneira, procuramos analisar como a mente se torna social, à luz das idéias da Sociologia do Conhecimento através da construção
teórica de Peter Berger e Thomas Luckmann, da Teoria
Histórico-Cultural de Lev S. Vygotsky e das contribuições a
cerca da possibilidade da diversidade cognitiva construída a partir de
realidades culturais distintas , tal como discutido
por Luiz Antonio Gomes Senna. Este estudo procura compreender a forma como os
sujeitos produzem conhecimentos nos contextos culturais. Durante a abordagem
das sustentações teóricas deste trabalho, defende-se que os alunos, sujeitos da
aprendizagem, são resultado do processo de produção de significados, realizado
com o auxílio dos sistemas simbólicos da cultura. Defendemos ainda, que
professores têm sido agentes inocentes da exclusão a
medida que desconhecem a figura epistemológica do aluno real e que somente uma
educação na perspectiva intercultural, daria conta de preservar e valorizar a
diversidade cultural e cognitiva dos sujeitos.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
19 de agosto de 2011
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DEBORAH ORLANDINI FERROCO
TENSÕES CONTEMPORÂNEAS NO EMPREGO DAS
TECNOLOGIAS NO CENÁRIO ESCOLAR
O objeto a ser estudado nessa pesquisa são as
tensões contemporâneas no emprego das tecnologias no cenário escolar, em face dainterferência dos modos de pensamento sobre os usos da
tecnologia de escrita alfabética, bem como suas relações com o processo de
letramento. Para isso pretende-se caracterizar o impacto dos modos de
pensamento na eleição e uso das tecnologias, em particular da escrita
alfabética, a definição da relação entre os modos de pensamento e o processo de
letramento e, por fim, a definição de fatores que provocam tensões no processo
de letramento, no que se refere à eleição de modos de pensamento no emprego de
tecnologias. A justificativa para a realização deste trabalho está no fato de
que o uso da tecnologia escrita dentro da escola é feito de forma a contemplar
um perfil intelectual específico, baseado na concepção de sujeito cartesiano.
Um perfil intelectual serve a um determinado modo de pensamento, que, de acordo
com a psicologia de Jerome Bruner, pode variarentre dois tipos, o científico e o narrativo. Dentre
esses, o que é academicamente aceito, e relacionado ao modelo cartesiano com o
qual a escola trabalha, é o científico. Já o narrativo não tem status como
saber válido cientificamente. É o modo de pensamento que define o uso que será
feito da tecnologia. Dessa forma é necessário saber transitar entre os dois
modos de pensamento, para saber qual se adapta a cada situação experiencial
vivida, podendo assim ser considerado um sujeito letrado.
Palavras-chave: Modos de pensamento. Tecnologia. Letramento.
DATA DA PUBLICAÇÃO:
29 de agosto de 2013