L. A. G. Senna · Biblioteca Eletrônica

Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais.

 


Resultado de busca: ASSUNTO - LINGUISTICA, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Search result: SUBJECT

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2017) A doutrina gramatical de José Oiticica (1822-1957) e sua contribuição ao ensino de língua materna.
In: EULALIO, L M; COSTA, M T; CARVALHO, M A F; GOMES, Y E S. Articulações e re(a)presentações lingu~isticas - uma reflexão sobre língua e discurso em processo. Teresina/PI: EDUFPI, ISBN 978-85-509-0136-7.  45-75.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2017) Perspectivas curriculares para o ensino de leitura e literatura na educação média de nível básico.
In: Currículo sem fronteiras. V. 17 (1), ISSN: 1645-1384.  109-131.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2017) Letramento, língua materna e ensino médio: discussões em torno de um campo pouco explorado.
In: Teias V. 18 (49), ISSN: 1982-0305.  1 a 7.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SOUZA, J; SENNA, L A G (2017) Lugar de aluno é na escola que desenvolva conhecimentos.
In: Exitus. V. 7, ISSN: 2237-9460.  269-288.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2016) Prefácio a título de uma memorável comemoração.
In: SECIN, V. A visão binocular dos Guarany Mbya - ortóptica, oralidade e letramento. Curitiba: Appris., ISBN: 9788581929583.  33-40.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SOUZA, J; SENNA, L A G (2016) Desafios para a inclusão de imigrantes  em escolas de regiões fronteiriças.
In: Textos e Debates. V.2, ISSN: 2317-1448.  55-68.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2015) Culture and Society in the Teaching of the Mother Tongue and Literature.
In Procedia: Social and Behavioral Sciences. , v.178, doi:10.1016/j.sbspro.2015.03.167.  123-127.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

MACHADO, M L C; LOPES, P S V C; SENNA, L A G (2015) La formación del profesorado en Brasil: entre la cultura escrita y la diversidad cultural.
In: Revista Temas de Educación. Vol. 21 Nº 2, ISBN:0716-7423.  311-322.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G; CARVALHO, M A F (2015) Literatura, expressões culturais e formação de leitores na educação básica.
Curitiba: Intersaberes, ISBN: 9785544302101.  n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

FAGUNDES, T B; SENNA, L A G (2015) A cadeia fônica Saussureana e a compreensão de escritas possíveis na contemporaneidade.
In: BORGES, L; MATTOS, C L. In Pesquisas em educação: a produção do Núcleo de Etnografia em Educação (NETEDU). Campina Grande/PB: Ed. Realize., ISBN: 9788561702366.  18-38.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

FAGUNDES, T.B., SENNA, L. A. G.. (2015) Alfabetização e letramento: o lugar o sujeito contemporâneo (e suas escritas) na aquisição do código alfabético.
In: CASTRO, P. Inovação, Ciência e Tecnologia: desafios e perspectivas na contemporaneidade. Campina Grande/PB: Ed. Realize, ISBN 9788561702359.  139-158.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2014) José Oiticica(1882-1957), Lecciones para un proyecto de enseñanza de la lengua materna.
In Irice (Conicet - UNR). , v.27, ISSN: 0327-392X.  67-97.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2014) O campo acadêmico do letramento e da alfabetização no Brasil: estados e perspectivas da linguística aplicada.
In: Revista Teias. Vol. 14(38). Rio de Janeiro: UERJ., 1518-5370.  57-74.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2013) Estruturas passivas e estratégias discursivas: contribuições ao debate sobre letramento no ensino médio.
In: Filologia e linguística portuguesa. v. 15(1/2). São Paulo: USP., ISSN 2176-9419.  
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2013) Αλφαβητισμός και ανάγνωση στη Βραζιλία: επιστημολογικές συνεισφορές στην έρευνα της εφαρμοσμένης γλωσσολογίας.
Comunicação no 21 International Symposium on theoretical and applied linguistics. Thessaloniki: The Aristotle University., .  
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2013) The academic fields of study in literacy and reading in Brazil: Conditions and perspectives in Applied Linguistics research.
In: Linguistics and education. V.: 24(4) London: Elsevier, ISSN 0898-5898.  433-440.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G (2012) What´s linguistics interested in when talking about technology and education.
In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2012, ISBN: 1880094924.  1595-97.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SECIN, V. (2012) Etnovisão e o letramento de indígenas Guarani Mbya do Rio de Janeiro.
In: BARROS, A. et al. Org. Escritos sobre educação e saúde indígenas. Rio de Janeiro: E-Papers., ISBN: 9788576503545.  149-164.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G (2011) Speech processing, human mind and literacy: how social diversity affects the engineering of educative games.
In: Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference. Chesapeak, VA, ISBN: 1880094843.  1 a 7.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

MACHADO, M.L.C.M. ; SENNA, L. A. G. ; SILVA, P.S. (2011) Entre a articulação e a representação gráfica: questões acerca das especificidades e vínculos entre a oralidade e a escrita.
In: 10 Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Atas do 10 Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste. Rio de Janeiro : UFRJ, ISBN: 9788560316168.  1 a 12.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

GODOY, E.; SENNA, L A G (2011) Psicolinguística e letramento.
Curitiba: IBPEX, ISBN: 9788578387167.  n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G (2010) Onde está o meu aluno nas teorias sobre alfabetização? Reflexões sobre as ausências no caminho entre a teoria e a prática de letramento em EJA.
In: COSTA, Rentao; CALHÁU, Maria do Socorro. (Org.). E uma educação pro povo, tem? Rio de Janeiro: Caetés, ISBN: 9788586478666.  47-64.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G (2010) Reflexões sobre a constituição da escrita em classes de EJA no Brasil a partir de textos medievais portugueses.
In: I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos, 2010, João Pessoa, PB, ISBN 9788577455508.  n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G (2010) Hypermedia, contemporary writing technologies and social inclusion: new trends on Teacher´s Formation Epistemology.
In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2010, ISBN:1880094789.  1278-1285.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SECIN, V; SENNA, L A G (2009) Diversidade Visual: estudo sobre interculturalidade e etnovisão na Aldeia Guarani Mbya Sapukai (RJ).
In: Atas do III Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade – saberes locais, educação e autonomia, ISBN 9788575981467.  pp:1-13.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2007) Erro produtivo e segregação cultural: a descrição de estados de desenvolvimento proximal na alfabetização.
In: SENNA, L A G Letramento - Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX, ISBN: 9788576490285.  pp: 217-242.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2007) Estudos sobre o processo de leitura na educação à distância.
In: SENNA, L A G Letramento - Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX, ISBN: 9788576490285.  pp: 287-310.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G; PORTES, L (2007) Por um construtivismo à brasileira: questões complementares sobre o sujeito da psicogênese.
In: SENNA, L A G Letramento - Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX, ISBN: 9788576490285.  pp: 195-216.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2007) O conceito de letramento e a teoria da gramática: uma vinculação necessária para o diálogo entre as ciências da linguagem e da educação.
In: DELTA v. 23(1), ISSN: 0102-4450.  pp: 45-70.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2006) Categorias e sistemas metafóricos: um estudo sobre a pesquisa etnográfica.
In: Educação em Foco, Rev. v. 11(1), ISSN:  0104-3293.  pp: 169-188.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2005) Reflexões sobre mídias e letramento.
In: OLIVEIRA, I B; ALVES, N; BARRETO, R G Orgs. Educação - métodos, temas e linguagens. Rio de Janeiro: DP&A, ISBN: 8574903655.  n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2004) Metáfora y sistemas complejos: la teoria linguistica y la descripción de estados de desarrollo proximal.
In: Congreso Internacional Educación Lenguaje y Sociedad, Actas. Santa Rosa/AR: Universidad Nacional de La Pampa, ISBN: 9508630612.  n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos Educacionais

SENNA, L A G (2001) O perfil do leitor contemporâneo.
In: I Seminário Internacional de Educação. CINORTE/PR: UEL, ISSN 1676-0417.  n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos Educacionais

SENNA, L A G (2001) Letramento y desarrollo humano em contextos educativos interculturales.
In: I Congreso Internacional Virtual de Psicologia Educativa, Acats. Islas Baleares/ES., ISBN: 8476327137.  n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos Educacionais

SENNA, L A G (2000) Letramento ou leiturização? O sócio-interacionismo na Linguiística e na Psicopedagogia.
In: XII Congresso de Leitura do Brasil - COLE, Atas. Campinas/SP, .  n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos I - Linguagem e Experiência Curricular

SENNA, L A G (1999) Aspectos cognitivos e culturais do processo de leiturização na escola fundamental.
In: Cadernos de linguística aplicada. v. 33, ISSN: 0103-1803.  pp: 23-41.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos I - Linguagem e Experiência Curricular

SENNA, L A G (1999) Linguagem, cognição e interatividade informática.
In: X Simpósio de Informática na Educação, Anais. Curitiba/PR: UFPR, .  pp: 224-231..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos I - Linguagem e Experiência Curricular

SENNA, L A G (1995) Psicogênese da língua escrita, universais linguísticos e teorias de alfabetização.
In: Alfa, Rev. v. 39, ISSN: 0002-5216.  pp: 221-241.
·  LER  ·  READ