Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2016) O projeto de pesquisa na formação de professores: uma introdução à metodologia de pesquisa em educação.
Rio de Janeiro: Kindle Direct Publishing. ISBN: 9788592199807. 2140Kb.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2015) Culture and Society in the Teaching of the Mother Tongue and Literature.
In Procedia: Social and Behavioral Sciences. , v.178. doi:10.1016/j.sbspro.2015.03.167. 123-127.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

MACHADO, M L C; LOPES, P S V C; SENNA, L A G (2015) La formación del profesorado en Brasil: entre la cultura escrita y la diversidad cultural.
In: Revista Temas de Educación. Vol. 21 Nº 2. ISBN:0716-7423. 311-322.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G; CARVALHO, M A F (2015) Literatura, expressões culturais e formação de leitores na educação básica.
Curitiba: Intersaberes. ISBN: 9785544302101. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

FAGUNDES, T B; SENNA, L A G (2015) A cadeia fônica Saussureana e a compreensão de escritas possíveis na contemporaneidade.
In: BORGES, L; MATTOS, C L. In Pesquisas em educação: a produção do Núcleo de Etnografia em Educação (NETEDU). Campina Grande/PB: Ed. Realize.. ISBN: 9788561702366. 18-38.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

FAGUNDES, T.B., SENNA, L. A. G.. (2015) Alfabetização e letramento: o lugar o sujeito contemporâneo (e suas escritas) na aquisição do código alfabético.
In: CASTRO, P. Inovação, Ciência e Tecnologia: desafios e perspectivas na contemporaneidade. Campina Grande/PB: Ed. Realize. ISBN 9788561702359. 139-158.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2014) José Oiticica(1882-1957), Lecciones para un proyecto de enseñanza de la lengua materna.
In Irice (Conicet - UNR). , v.27. ISSN: 0327-392X. 67-97.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2014) O campo acadêmico do letramento e da alfabetização no Brasil: estados e perspectivas da linguística aplicada.
In: Revista Teias. Vol. 14(38). Rio de Janeiro: UERJ.. 1518-5370. 57-74.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

VILELA, S; SPALA, F.; FERROCO, D.o. (2013) Formação inicial e formação continuada: a questão da formação em serviço.
In: Atas do II Encontro Lusobrasileiro sobre trabalho docene e formação.. .
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

MACHADO, M.L.C.M. ; LOPES, P. S. V. C.; SENNA, L. A. G. (2013) A diversidade de escritas e o trabalho docente..
In: Atas do II Encontro Lusobrasileiro sobre trabalho docene e formação.. .
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2013) Estruturas passivas e estratégias discursivas: contribuições ao debate sobre letramento no ensino médio.
In: Filologia e linguística portuguesa. v. 15(1/2). São Paulo: USP.. ISSN 2176-9419.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2013) Αλφαβητισμός και ανάγνωση στη Βραζιλία: επιστημολογικές συνεισφορές στην έρευνα της εφαρμοσμένης γλωσσολογίας.
Comunicação no 21 International Symposium on theoretical and applied linguistics. Thessaloniki: The Aristotle University.. .
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de formação de agentes de letramento e alfabetização

SENNA, L A G (2013) The academic fields of study in literacy and reading in Brazil: Conditions and perspectives in Applied Linguistics research.
In: Linguistics and education. V.: 24(4) London: Elsevier. ISSN 0898-5898. 433-440.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G (2012) What´s linguistics interested in when talking about technology and education.
In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2012. ISBN: 1880094924. 1595-97.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SECIN, V. (2012) Etnovisão e o letramento de indígenas Guarani Mbya do Rio de Janeiro.
In: BARROS, A. et al. Org. Escritos sobre educação e saúde indígenas. Rio de Janeiro: E-Papers.. ISBN: 9788576503545. 149-164.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G (2012) Prefácio ao livro Etnografia e Educação - conceitos e usos.
In: MATTOS, C; CASTRO, Paula A. Org. Etnografia e educação (...). Campina Grande, PB: EDUEPB.. ISBN: 9788578790882. 5 a 11.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

FAGUNDES, T.B. (2011) ... E uma alternativa para a exclusão escolar, tem?.
In: Revista Brasileira de Pós-Graduação. V.8 supl.1. ISSN: 1806-8405. 181-202.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G (2011) Speech processing, human mind and literacy: how social diversity affects the engineering of educative games.
In: Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference. Chesapeak, VA. ISBN: 1880094843. 1 a 7.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

MACHADO, M.L.C.M. ; SENNA, L. A. G. ; SILVA, P.S. (2011) Entre a articulação e a representação gráfica: questões acerca das especificidades e vínculos entre a oralidade e a escrita.
In: 10 Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Atas do 10 Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste. Rio de Janeiro : UFRJ. ISBN: 9788560316168. 1 a 12.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

GODOY, E.; SENNA, L A G (2011) Psicolinguística e letramento.
Curitiba: IBPEX. ISBN: 9788578387167. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G (2011) Teoria geral de classes de palavras.
Vol.1 Coleção Complexidade lexical e teoria de classes de palavras. Curitiba: IBPEX. ISBN: 9788578384661. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G (2011) Derivação e produção de termos complexos: o gerundivo no português.
Vol.2 Coleção Complexidade lexical e teoria de classes de palavras. Curitiba: IBPEX. ISBN: 9788578384678. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G (2011) Complexidade lexical e subclassificação de palavras: os verbos.
Vol.3 Coleção Complexidade lexical e teoria de classes de palavras. Curitiba: IBPEX. ISBN: 9788578384685. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G (2010) Conhecimento docente, inclusão social e tecnologias de escrita.
In: IX Colóquio sobre questões curriculares, 2010, Porto. ISBN: 9789728746902. 3587-3598.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

LOPES, P S V C; SENNA< L A G (2010) Alfabetização, letramento e formação de professores.
In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel "Formação de professores e letramento em EJA: desafios contemporâneos", 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

RIBEIRO, J P; SENNA, L A G (2010) Formação docente para a educação infantil: considerações sobre a função do letramento em creches públicas e comunitárias.
In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel "Políticas públicas de letramento, formação de professsores e inclusão sócio-cultural", 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SILVA, P S; SENNA, L A G (2010) À luz do preconceito social: o fracasso escolar como conflito entre culturas.
In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel "Políticas públicas de letramento, formação de professsores e inclusão sócio-cultural", 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

FAGUNDES, T B; SENNA, L A G (2010) O aluno e a sua escrita: a construção do sujeito ideal e a negação do sujeito real.
In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel "Políticas públicas de letramento, formação de professsores e inclusão sócio-cultural", 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G (2010) Onde está o meu aluno nas teorias sobre alfabetização? Reflexões sobre as ausências no caminho entre a teoria e a prática de letramento em EJA.
In: COSTA, Rentao; CALHÁU, Maria do Socorro. (Org.). E uma educação pro povo, tem? Rio de Janeiro: Caetés. ISBN: 9788586478666. 47-64.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G (2010) Reflexões sobre a constituição da escrita em classes de EJA no Brasil a partir de textos medievais portugueses.
In: I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos, 2010, João Pessoa, PB. ISBN 9788577455508. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G (2010) Hypermedia, contemporary writing technologies and social inclusion: new trends on Teacher´s Formation Epistemology.
In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2010. ISBN:1880094789. 1278-1285.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SENNA, L A G; GLAT, R; MAGALHÃES, E ; GIGANTE, L (2009) Helena Antipoff (1892-1974) Une femme en avance sur son temps, pionnère de l´Éducation Spéciale.
In: HOUSSAYE, Jean. (Org.). Femmes pédagogues - Du XXe. au XXIe. siècle. Vol. 2; 1 ed. Paris: Éditions Fabert. ISBN 9782849220429. pp:419-454.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical e sistemas metafóricos

SECIN, V; SENNA, L A G (2009) Diversidade Visual: estudo sobre interculturalidade e etnovisão na Aldeia Guarani Mbya Sapukai (RJ).
In: Atas do III Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade – saberes locais, educação e autonomia. ISBN 9788575981467. pp:1-13.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2008) Formação docente e educação inclusiva.
In: Cadernos de Pesquisa v. 38 São Paulo: FCC. ISSN: 0100-1574. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2007) Processos educacionais: os lugares da educação na sociedade contemporânea.
In: SENNA, L A G Letramento - Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 21-80.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2007) O problema epistemológico da educação formal - a educação inclusiva.
In: SENNA, L A G Letramento - Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 148-170.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2007) Erro produtivo e segregação cultural: a descrição de estados de desenvolvimento proximal na alfabetização.
In: SENNA, L A G Letramento - Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 217-242.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2007) Estudos sobre o processo de leitura na educação à distância.
In: SENNA, L A G Letramento - Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 287-310.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G; PORTES, L (2007) Por um construtivismo à brasileira: questões complementares sobre o sujeito da psicogênese.
In: SENNA, L A G Letramento - Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 195-216.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2007) O conceito de letramento e a teoria da gramática: uma vinculação necessária para o diálogo entre as ciências da linguagem e da educação.
In: DELTA v. 23(1). ISSN: 0102-4450. pp: 45-70.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2006) Categorias e sistemas metafóricos: um estudo sobre a pesquisa etnográfica.
In: Educação em Foco, Rev. v. 11(1). ISSN:  0104-3293. pp: 169-188.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2005) Reflexões sobre mídias e letramento.
In: OLIVEIRA, I B; ALVES, N; BARRETO, R G Orgs. Educação - métodos, temas e linguagens. Rio de Janeiro: DP&A. ISBN: 8574903655. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2004) A heterogeneidade de fatores envolvidos na aprendizagem.
In: Revista SINPRO-Rio v. 6. . pp: 9-17.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2004) De Vygotsky a Morin: entre dois fundamentos da educação inclusiva.
In: Espaço, Rev. v.22 Rio de Janeiro: INES. ISSN: 0103-7668. pp: 53-58.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2004) Metáfora y sistemas complejos: la teoria linguistica y la descripción de estados de desarrollo proximal.
In: Congreso Internacional Educación Lenguaje y Sociedad, Actas. Santa Rosa/AR: Universidad Nacional de La Pampa. ISBN: 9508630612. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2003) O planejamento no ensino básico e o compromisso social da educação com o letramento.
In: Educação & Linguagem, Rev.v. 7. ISSN: 1415-9902. pp: 200-216.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação Inclusiva

SENNA, L A G (2003) Orientações para elaboração de projetos de pesquisa-ação em Educação (versão eletrônica).
Rio de Janeiro: Papel&Virtual. ISBN: 857493349x. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos Educacionais

SENNA, L A G; VILLARDI, R M; MATTOS, C L G (2002) Linguagem e processos educacionais: visões de uma área de pesquisa em Educação.
Rio de Janeiro: Papel&Virtual. ISBN: 8574932787. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos Educacionais

RIBEIRO, J P; ARAUJO, L C; MARTINS, R R; BARBOSA, A S; SENNA, L A G (2002) A linguagem científica nas culturas orais.
In: Congreso Internacional Educación y Desarrollo para el futuro del mundo. Boca del Rio/MX: FESI. ISBN: 9685469016. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos Educacionais

SENNA, L A G (2002) Por uma ciencia multicultural: la verdad como lenguaje multicultural.
In: Congreso Internacional Educación y Desarrollo para el futuro del mundo. Boca del Rio/MX: FESI. ISBN: 9685469016. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos Educacionais

SENNA, L A G; ARAUJO, L C; SOARES, A B; RIBEIRO, J P; MARTINS, R R (2001) O leitor, o professor e o pensamento narrativo.
In: I Seminário Internacional de Educação. CINORTE/PR: UEL. ISSN 1676-0417. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos Educacionais

SENNA, L A G; CASTRO, A F; COSTA, V L (2001) A tecnologia e a escola: conflitos e tendências.
In: I Seminário Internacional de Educação. CINORTE/PR: UEL. ISSN 1676-0417. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos Educacionais

SENNA, L A G (2001) O perfil do leitor contemporâneo.
In: I Seminário Internacional de Educação. CINORTE/PR: UEL. ISSN 1676-0417. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos Educacionais

SENNA, L A G (2001) Letramento y desarrollo humano em contextos educativos interculturales.
In: I Congreso Internacional Virtual de Psicologia Educativa, Acats. Islas Baleares/ES.. ISBN: 8476327137. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos Educacionais

SENNA, L A G (2000) La educación brasileña y sus multiplos supuestos: desafios a la educación intercultural.
In: Revista de Educación v. 321 Madrid: MEC-INCE. ISSN:0034-8082. pp: 187-198.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos Educacionais

SENNA, L A G (2000) Autonomy and knowledge: comments on distance education design.
In: World Conference in Education, Multimidia, Hypermidia and Telecommunications, Proceedings. San Antonio/TX. . n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos Educacionais

SENNA, L A G (2000) Linguagem e aprendizagem: do mito ao sujeito cognoscente.
In: V Jornada Carioca de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Rio da Janeiro: ABNEPI. . n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos Educacionais

SENNA, L A G (2000) Letramento ou leiturização? O sócio-interacionismo na Linguiística e na Psicopedagogia.
In: XII Congresso de Leitura do Brasil - COLE, Atas. Campinas/SP. . n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos I - Linguagem e Experiência Curricular

SENNA, L A G (1999) Aspectos cognitivos e culturais do processo de leiturização na escola fundamental.
In: Cadernos de linguística aplicada. v. 33. ISSN: 0103-1803. pp: 23-41.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos I - Linguagem e Experiência Curricular

SENNA, L A G (1999) Linguagem, cognição e interatividade informática.
In: X Simpósio de Informática na Educação, Anais. Curitiba/PR: UFPR. . pp: 224-231..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos I - Linguagem e Experiência Curricular

SENNA, L A G (1997) O currículo na escola básica - caminhos para a formação da cidadania.
Rio de Janeiro: Dunya. ISBN: 8573031492. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos I - Linguagem e Experiência Curricular

SENNA, L A G (1995) Psicogênese da língua escrita, universais linguísticos e teorias de alfabetização.
In: Alfa, Rev. v. 39. ISSN: 0002-5216. pp: 221-241.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos 0 - Descrição e epistemologia linguística

SENNA, L A G (1994) Modelos mentais na linguística pré-chomskyana.
In: DELTA v. 10(2). ISSN: 0102-4450. pp: 339-372.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos 0 - Descrição e epistemologia linguística

SENNA, L A G (1991) Pequeno Manual de Linguística Geral e Aplicada.
Rio de Janeiro: L A G Senna Editor. ISBN: 859000371x. n.i..
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos 0 - Descrição e epistemologia linguística

SENNA, L A G (1991) Questões de transitividade.
In: DELTA v. 7(2). ISSN: 0102-4450. pp: 463-490.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos 0 - Descrição e epistemologia linguística

SENNA, L A G (1988) Linguística e epistemologia: a semântica na experiência cognitiva.
In: Letras & Letras v. 4 (1 e 2). ISSN: 0102-3527. pp: 131-145.
·  LER  ·  READ

 

Ciclo de Estudos 0 - Descrição e epistemologia linguística

SENNA, L A G (1986) O processo sintático na oração apositiva.
In: Letras & Letras v. 2( 2). ISSN: 0102-3527. pp: 201-212.
·  LER  ·  READ