Ciclo de Estudos VI - Culturas em contato
no processo de letramento e
alfabetização
SENNA, L A G (2018) Para
lembrar de onde falamos... Um prefácio sempre.
In: SILVA, Valdecy Margarida da. Alfabetização e letramento: contribuições
à formação de professores alfabetizadores da educação de jovens e adultos.
1ed.João Pessoa: CCTA/UFPB.
ISBN 978-85-955-9128-8. 13-22.
· LER · READ
Ciclo de Estudos VI - Culturas em contato
no processo de letramento e
alfabetização
LIMA, E W; SENNA, L A G (2018) Escola e
surdez: O que dizem os professores a respeito?.
In: Tempos e espaços em educação. ISSN 1983-6597.
217-234.
· LER · READ
Ciclo de Estudos VI - Culturas em contato
no processo de letramento e
alfabetização
MACARIO, R; SENNA, L A G
(2018) Reflexões
sobre a formação de leitores em EJA: saberes necessários para a prática docente.
In: Linguagens, educação e sociedade. ISSN 2526-8449.
51-71.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
PINHO, D M; SENNA, L A G
(2017) Revoluções,
currículo e pós-modernidade.
In: SENNA, L A G; LOPES, P C; MACHADO, M L C A. A cultua do professor e os
sentidos da escola. Curitiba: CRV. ISBN
978-85-444-1840-6. 109-121.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
SENNA, L A G (2017) Prólogo -
a cultura, a escola, o professor.
In: SENNA, L A G; LOPES, P C; MACHADO, M L C A. A cultua do professor e os
sentidos da escola. Curitiba: CRV. ISBN
978-85-444-1840-6. 11-118.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
SENNA, L A G (2017) A doutrina
gramatical de José Oiticica (1822-1957) e sua contribuição ao ensino de língua
materna.
In: EULALIO, L M; COSTA, M T; CARVALHO, M A F; GOMES, Y E S. Articulações
e re(a)presentações lingu~isticas - uma reflexão sobre língua e discurso em
processo. Teresina/PI: EDUFPI. ISBN 978-85-509-0136-7.
45-75.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
SENNA, L A G (2017) Perspectivas
curriculares para o ensino de leitura e literatura na educação média de nível
básico.
In: Currículo sem fronteiras. V. 17 (1). ISSN: 1645-1384.
109-131.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
SENNA, L A G (2017) Letramento,
língua materna e ensino médio: discussões em torno de um campo pouco explorado.
In: Teias V. 18 (49).
ISSN: 1982-0305. 1 a 7.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
SOUZA, J; SENNA, L A G (2017) Lugar de
aluno é na escola que desenvolva conhecimentos.
In: Exitus. V. 7.
ISSN: 2237-9460. 269-288.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
SENNA, L A G (2016) Prefácio a
título de uma memorável comemoração.
In: SECIN, V. A visão binocular dos Guarany Mbya - ortóptica, oralidade e
letramento. Curitiba: Appris.. ISBN: 9788581929583. 33-40.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
SOUZA, J; SENNA, L A G (2016) Desafios
para a inclusão de imigrantes em escolas
de regiões fronteiriças.
In: Textos e Debates. V.2. ISSN: 2317-1448. 55-68.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
SENNA, L A G (2016) O projeto
de pesquisa na formação de professores: uma introdução à metodologia de
pesquisa em educação.
Rio de Janeiro: Kindle Direct Publishing. ISBN:
9788592199807. 2140Kb.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
SENNA, L A G (2015) Culture
and Society in the Teaching of the Mother Tongue and Literature.
In Procedia: Social and Behavioral
Sciences. , v.178. doi:10.1016/j.sbspro.2015.03.167.
123-127.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
MACHADO, M L C; LOPES, P S V C; SENNA, L
A G (2015) La formación del profesorado en Brasil: entre la cultura escrita y la
diversidad cultural.
In: Revista Temas de Educación. Vol. 21 Nº 2. ISBN:0716-7423.
311-322.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
SENNA, L A G; CARVALHO, M A F
(2015) Literatura,
expressões culturais e formação de leitores na educação básica.
Curitiba: Intersaberes. ISBN: 9785544302101. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
FAGUNDES, T B; SENNA, L A G
(2015) A
cadeia fônica Saussureana e a compreensão de escritas possíveis na
contemporaneidade.
In: BORGES, L; MATTOS, C L. In Pesquisas em educação: a produção do Núcleo
de Etnografia em Educação (NETEDU). Campina Grande/PB: Ed. Realize.. ISBN:
9788561702366. 18-38.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
FAGUNDES, T.B., SENNA, L. A. G..
(2015) Alfabetização
e letramento: o lugar o sujeito contemporâneo (e suas escritas) na aquisição do
código alfabético.
In: CASTRO, P. Inovação, Ciência e Tecnologia: desafios e perspectivas na
contemporaneidade. Campina Grande/PB: Ed. Realize. ISBN
9788561702359. 139-158.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
SENNA, L A G (2014) José
Oiticica(1882-1957), Lecciones para un proyecto de enseñanza de la lengua
materna.
In Irice (Conicet - UNR). , v.27. ISSN: 0327-392X.
67-97.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
SENNA, L A G (2014) O campo
acadêmico do letramento e da alfabetização no Brasil: estados e perspectivas da
linguística aplicada.
In: Revista Teias. Vol. 14(38). Rio de Janeiro: UERJ.. ISSN 1518-5370.
57-74.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
VILELA, S; SPALA, F.; FERROCO, D.o.
(2013) Formação
inicial e formação continuada: a questão da formação em serviço.
In: Atas do II Encontro Lusobrasileiro sobre trabalho docene e formação.. .
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
MACHADO, M.L.C.M. ; LOPES, P. S. V. C.; SENNA, L. A. G. (2013)
A diversidade de escritas e o trabalho docente..
In: Atas do II Encontro Lusobrasileiro sobre trabalho docene e formação.. .
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
SENNA, L A G (2013) Estruturas
passivas e estratégias discursivas: contribuições ao debate sobre letramento no
ensino médio.
In: Filologia e linguística portuguesa. v. 15(1/2). São Paulo: USP.. ISSN 2176-9419.
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
SENNA, L A G (2013) Αλφαβητισμός
και ανάγνωση
στη Βραζιλία:
επιστημολογικές
συνεισφορές
στην έρευνα
της εφαρμοσμένης
γλωσσολογίας.
Comunicação no 21 International
Symposium on theoretical and applied linguistics. Thessaloniki: The Aristotle
University.. .
· LER · READ
Ciclo de Estudos V - Cultura e currículo de
formação de agentes de letramento e alfabetização
SENNA, L A G (2013) The
academic fields of study in literacy and reading in Brazil: Conditions and
perspectives in Applied Linguistics research.
In: Linguistics and education. V.: 24(4) London: Elsevier. ISSN 0898-5898. 433-440.
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
SENNA, L A G (2012) What´s
linguistics interested in when talking about technology and education.
In: Society for Information
Technology & Teacher Education International Conference 2012. ISBN: 1880094924. 1595-97.
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
SECIN, V. (2012) Etnovisão
e o letramento de indígenas Guarani Mbya do Rio de Janeiro.
In: BARROS, A. et al. Org. Escritos sobre educação e saúde indígenas. Rio
de Janeiro: E-Papers.. ISBN: 9788576503545. 149-164.
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
SENNA, L A G (2012) Prefácio
ao livro Etnografia e Educação - conceitos e usos.
In: MATTOS, C; CASTRO, Paula A. Org. Etnografia e educação (...). Campina
Grande, PB: EDUEPB.. ISBN: 9788578790882. 5 a 11.
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação gramatical
e sistemas metafóricos
FAGUNDES, T.B. (2011) ... E uma
alternativa para a exclusão escolar, tem?.
In: Revista Brasileira de Pós-Graduação. V.8 supl.1. ISSN: 1806-8405. 181-202.
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
SENNA, L A G (2011) Speech
processing, human mind and literacy: how social diversity affects the
engineering of educative games.
In: Proceedings of Society for
Information Technology & Teacher Education International Conference. Chesapeak,
VA. ISBN: 1880094843. 1 a 7.
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
MACHADO, M.L.C.M. ; SENNA, L. A. G. ; SILVA, P.S. (2011)
Entre a articulação e a representação gráfica:
questões acerca das especificidades e vínculos entre a oralidade e a escrita.
In: 10 Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste, 2011, Rio de
Janeiro. Atas do 10 Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste. Rio de
Janeiro : UFRJ.
ISBN: 9788560316168. 1 a 12.
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
GODOY, E.; SENNA, L A G (2011) Psicolinguística
e letramento.
Curitiba: IBPEX.
ISBN: 9788578387167. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
SENNA, L A G (2011) Teoria
geral de classes de palavras.
Vol.1 Coleção Complexidade lexical e teoria de classes de palavras.
Curitiba: IBPEX.
ISBN: 9788578384661. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
SENNA, L A G (2011) Derivação
e produção de termos complexos: o gerundivo no português.
Vol.2 Coleção Complexidade lexical e teoria de classes de palavras.
Curitiba: IBPEX.
ISBN: 9788578384678. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
SENNA, L A G (2011) Complexidade
lexical e subclassificação de palavras: os verbos.
Vol.3 Coleção Complexidade lexical e teoria de classes de palavras. Curitiba:
IBPEX. ISBN: 9788578384685. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
SENNA, L A G (2010) Conhecimento
docente, inclusão social e tecnologias de escrita.
In: IX Colóquio sobre questões curriculares, 2010, Porto. ISBN: 9789728746902. 3587-3598.
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
LOPES, P S V C; SENNA< L A G
(2010) Alfabetização,
letramento e formação de professores.
In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel
"Formação de professores e letramento em EJA: desafios
contemporâneos", 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32.
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
RIBEIRO, J P; SENNA, L A G
(2010) Formação
docente para a educação infantil: considerações sobre a função do letramento em
creches públicas e comunitárias.
In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel
"Políticas públicas de letramento, formação de professsores e inclusão
sócio-cultural", 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32.
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
SILVA, P S; SENNA, L A G
(2010) À
luz do preconceito social: o fracasso escolar como conflito entre culturas.
In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel
"Políticas públicas de letramento, formação de professsores e inclusão
sócio-cultural", 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32.
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
FAGUNDES, T B; SENNA, L A G
(2010) O
aluno e a sua escrita: a construção do sujeito ideal e a negação do sujeito
real.
In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Painel
"Políticas públicas de letramento, formação de professsores e inclusão
sócio-cultural", 2010, Belho Horizonte, MG. Anais do. ISBN: 21773360. 1 a 32.
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
SENNA, L A G (2010) Onde está
o meu aluno nas teorias sobre alfabetização? Reflexões sobre as ausências no
caminho entre a teoria e a prática de letramento em EJA.
In: COSTA, Rentao; CALHÁU, Maria do Socorro. (Org.). E uma educação pro
povo, tem? Rio de Janeiro: Caetés. ISBN:
9788586478666. 47-64.
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
SENNA, L A G (2010) Reflexões
sobre a constituição da escrita em classes de EJA no Brasil a partir de textos
medievais portugueses.
In: I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e
Adultos, 2010, João Pessoa, PB. ISBN 9788577455508. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
SENNA, L A G (2010) Hypermedia,
contemporary writing technologies and social inclusion: new trends on Teacher´s
Formation Epistemology.
In: Society for Information
Technology & Teacher Education International Conference 2010. ISBN:1880094789. 1278-1285.
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV-
Representação gramatical e sistemas metafóricos
SENNA, L A G; GLAT, R; MAGALHÃES, E ;
GIGANTE, L (2009) Helena Antipoff (1892-1974) Une femme en avance sur
son temps, pionnère de l´Éducation Spéciale.
In: HOUSSAYE, Jean. (Org.). Femmes
pédagogues - Du XXe. au XXIe. siècle. Vol. 2; 1 ed. Paris: Éditions
Fabert. ISBN 9782849220429. pp:419-454.
· LER · READ
Ciclo de Estudos IV- Representação
gramatical e sistemas metafóricos
SECIN, V; SENNA, L A G (2009) Diversidade
Visual: estudo sobre interculturalidade e etnovisão na Aldeia Guarani Mbya
Sapukai (RJ).
In: Atas do III Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade – saberes
locais, educação e autonomia. ISBN 9788575981467. pp:1-13.
· LER · READ
Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação
Inclusiva
SENNA, L A G (2008) Formação
docente e educação inclusiva.
In: Cadernos de Pesquisa v. 38 São Paulo: FCC. ISSN: 0100-1574. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação
Inclusiva
SENNA, L A G (2007) Processos
educacionais: os lugares da educação na sociedade contemporânea.
In: SENNA, L A G Letramento - Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 21-80.
· LER · READ
Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação
Inclusiva
SENNA, L A G (2007) O problema
epistemológico da educação formal - a educação inclusiva.
In: SENNA, L A G Letramento - Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 148-170.
· LER · READ
Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação
Inclusiva
SENNA, L A G (2007) Erro
produtivo e segregação cultural: a descrição de estados de desenvolvimento
proximal na alfabetização.
In: SENNA, L A G Letramento - Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 217-242.
· LER · READ
Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação
Inclusiva
SENNA, L A G (2007) Estudos
sobre o processo de leitura na educação à distância.
In: SENNA, L A G Letramento - Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 287-310.
· LER · READ
Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação
Inclusiva
SENNA, L A G; PORTES, L (2007) Por um
construtivismo à brasileira: questões complementares sobre o sujeito da
psicogênese.
In: SENNA, L A G Letramento - Princípios e processos. Curitiba/PR: IBPEX. ISBN: 9788576490285. pp: 195-216.
· LER · READ
Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação
Inclusiva
SENNA, L A G (2007) O conceito
de letramento e a teoria da gramática: uma vinculação necessária para o diálogo
entre as ciências da linguagem e da educação.
In: DELTA v. 23(1).
ISSN: 0102-4450. pp: 45-70.
· LER · READ
Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação
Inclusiva
SENNA, L A G (2006) Categorias
e sistemas metafóricos: um estudo sobre a pesquisa etnográfica.
In: Educação em Foco, Rev. v. 11(1). ISSN: 0104-3293. pp: 169-188.
· LER · READ
Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação
Inclusiva
SENNA, L A G (2005) Reflexões
sobre mídias e letramento.
In: OLIVEIRA, I B; ALVES, N; BARRETO, R G Orgs. Educação - métodos, temas
e linguagens. Rio de Janeiro: DP&A. ISBN: 8574903655.
n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação
Inclusiva
SENNA, L A G (2004) A
heterogeneidade de fatores envolvidos na aprendizagem.
In: Revista SINPRO-Rio v. 6. . pp: 9-17.
· LER · READ
Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação
Inclusiva
SENNA, L A G (2004) De
Vygotsky a Morin: entre dois fundamentos da educação inclusiva.
In: Espaço, Rev. v.22 Rio de Janeiro: INES. ISSN:
0103-7668. pp: 53-58.
· LER · READ
Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação
Inclusiva
SENNA, L A G (2004) Metáfora y
sistemas complejos: la teoria linguistica y la descripción de estados de
desarrollo proximal.
In: Congreso Internacional Educación
Lenguaje y Sociedad, Actas. Santa Rosa/AR: Universidad Nacional de La Pampa. ISBN: 9508630612. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação
Inclusiva
SENNA, L A G (2003) O
planejamento no ensino básico e o compromisso social da educação com o
letramento.
In: Educação & Linguagem, Rev.v. 7. ISSN: 1415-9902.
pp: 200-216.
· LER · READ
Ciclo de Estudos III- Metáfora e Educação
Inclusiva
SENNA, L A G (2003) Orientações
para elaboração de projetos de pesquisa-ação em Educação (versão eletrônica).
Rio de Janeiro: Papel&Virtual. ISBN: 857493349x.
n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos
Educacionais
SENNA, L A G; VILLARDI, R M; MATTOS, C L G (2002) Linguagem e processos educacionais: visões de uma área
de pesquisa em Educação.
Rio de Janeiro: Papel&Virtual. ISBN: 8574932787.
n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos
Educacionais
RIBEIRO, J P; ARAUJO, L C; MARTINS, R R; BARBOSA, A S; SENNA, L A G (2002)
A linguagem científica nas culturas orais.
In: Congreso Internacional Educación y
Desarrollo para el futuro del mundo. Boca del Rio/MX: FESI. ISBN: 9685469016. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos
Educacionais
SENNA, L A G (2002) Por uma
ciencia multicultural: la verdad como lenguaje multicultural.
In: Congreso Internacional Educación y
Desarrollo para el futuro del mundo. Boca del Rio/MX: FESI. ISBN: 9685469016. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos
Educacionais
SENNA, L A G; ARAUJO, L C; SOARES, A B; RIBEIRO, J P; MARTINS, R R (2001)
O leitor, o professor e o pensamento narrativo.
In: I Seminário Internacional de Educação. CINORTE/PR: UEL. ISSN 1676-0417. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos
Educacionais
SENNA, L A G; CASTRO, A F; COSTA, V L
(2001) A
tecnologia e a escola: conflitos e tendências.
In: I Seminário Internacional de Educação. CINORTE/PR: UEL. ISSN 1676-0417. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos
Educacionais
SENNA, L A G (2001) O perfil
do leitor contemporâneo.
In: I Seminário Internacional de Educação. CINORTE/PR: UEL. ISSN 1676-0417. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos
Educacionais
SENNA, L A G (2001) Letramento
y desarrollo humano em contextos educativos interculturales.
In: I Congreso Internacional Virtual de Psicologia Educativa, Acats. Islas Baleares/ES.. ISBN: 8476327137. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos II-
Letramento e Processos Educacionais
SENNA, L A G (2000) La
educación brasileña y sus multiplos supuestos: desafios a la educación
intercultural.
In: Revista de Educación v. 321 Madrid:
MEC-INCE. ISSN:0034-8082. pp: 187-198.
· LER · READ
Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos
Educacionais
SENNA, L A G (2000) Autonomy
and knowledge: comments on distance education design.
In: World Conference in Education,
Multimidia, Hypermidia and Telecommunications, Proceedings. San
Antonio/TX. . n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos
Educacionais
SENNA, L A G (2000) Linguagem
e aprendizagem: do mito ao sujeito cognoscente.
In: V Jornada Carioca de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Rio da Janeiro:
ABNEPI.
. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos II- Letramento e Processos
Educacionais
SENNA, L A G (2000) Letramento
ou leiturização? O sócio-interacionismo na Linguiística e na Psicopedagogia.
In: XII Congresso de Leitura do Brasil - COLE, Atas. Campinas/SP. . n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos I - Linguagem e
Experiência Curricular
SENNA, L A G (1999) Aspectos
cognitivos e culturais do processo de leiturização na escola fundamental.
In: Cadernos de linguística aplicada. v. 33. ISSN:
0103-1803. pp: 23-41.
· LER · READ
Ciclo de Estudos I - Linguagem e
Experiência Curricular
SENNA, L A G (1999) Linguagem,
cognição e interatividade informática.
In: X Simpósio de Informática na Educação, Anais. Curitiba/PR: UFPR. . pp: 224-231..
· LER · READ
Ciclo de Estudos I - Linguagem e
Experiência Curricular
SENNA, L A G (1997) O
currículo na escola básica - caminhos para a formação da cidadania.
Rio de Janeiro: Dunya.
ISBN: 8573031492. n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos I - Linguagem e Experiência
Curricular
SENNA, L A G (1995) Psicogênese
da língua escrita, universais linguísticos e teorias de alfabetização.
In: Alfa, Rev. v. 39.
ISSN: 0002-5216. pp: 221-241.
· LER · READ
Ciclo de Estudos 0 - Descrição e
epistemologia linguística
SENNA, L A G (1994) Modelos
mentais na linguística pré-chomskyana.
In: DELTA v. 10(2).
ISSN: 0102-4450. pp: 339-372.
· LER · READ
Ciclo de Estudos 0 - Descrição e
epistemologia linguística
SENNA, L A G (1991) Pequeno
Manual de Linguística Geral e Aplicada.
Rio de Janeiro: L A G Senna Editor. ISBN: 859000371x.
n.i..
· LER · READ
Ciclo de Estudos 0 - Descrição e
epistemologia linguística
SENNA, L A G (1991) Questões
de transitividade.
In: DELTA v. 7(2).
ISSN: 0102-4450. pp: 463-490.
· LER · READ
Ciclo de Estudos 0 - Descrição e
epistemologia linguística
SENNA, L A G (1988) Linguística
e epistemologia: a semântica na experiência cognitiva.
In: Letras & Letras v. 4 (1 e 2). ISSN: 0102-3527.
pp: 131-145.
· LER · READ
Ciclo de Estudos 0 - Descrição e
epistemologia linguística
SENNA, L A G (1986) O processo
sintático na oração apositiva.
In: Letras & Letras v. 2( 2). ISSN: 0102-3527. pp: 201-212.
· LER · READ
Ciclo de Estudos
() .
. .
· LER
· READ